A IMPORTÂNCIA DO ALTAR NA BRUXARIA


               Na bruxaria, assim como em muitas outras práticas espirituais e exotéricas, o altar desempenha um papel importante, muito mais do que um espaço simbólico ele possui uma ação funcional.
               O altar é um local sagrado onde bruxas e bruxos realizam rituais, feitiços, meditações e outras atividades mágicas. A importância do altar na bruxaria pode variar entre diferentes tradições e praticas, mas em geral, ele serve a várias funções-chave:
               Foco Energético: O altar é um local onde as energias mágicas e espirituais podem ser concentradas e canalizadas. À medida que vamos trabalhando em nosso altar ele vai agindo como se fosse um verdadeiro reservatório energético. De tal forma que, com o tempo, basta nos aproximarmos dele para sentimos a sua energia. Os objetos, símbolos e itens presentes no altar representam as intenções e energias das práticas realizadas. Por isso devemos ter sobre ele, somente aquilo que seja pertinente a nossa caminhada magica ou ao culto ao qual nos dedicamos.
               Conexão Espiritual: O altar é um espaço para se conectar com o sagrado, com os elementos da natureza, com os espíritos ancestrais, ou qualquer outra força de entidade que seja parte da crença do praticante. Ele serve como um portal, ponto de encontro entre o mundo físico e espiritual. É importante que a (o) bruxa (o) saiba abrir os véus diante do altar, para que através dele possa se manifestar os seres evocados.
               Representação de Elementos: Muitas vezes, o altar é montado com objetos que representam os quatro elementos (terra, água, fogo e ar) e outros símbolos relevantes para a tradição ou prática específica, tais como:
• Imagens,
• Pós e óleos,
• Cristais
• Cálice com água
• Castiçais,
• Incensórios,
• E outros
               Ferramentas Mágicas: O altar é o lugar onde as ferramentas mágicas são mantidas e usadas. Isso pode incluir athames (adagas ritualísticas), espadas, baquetas (vareta magica), bastão, espelhos, oráculos e outros objetos que são usados em rituais e feitiços.
               Definição de Intenções: Ao montar e organizar o altar de acordo com a intenção de um ritual ou prática específica, o praticante está visualmente focando sua mente na meta desejada, reforçando a intenção e a energia para que o trabalho mágico seja eficaz.
               Celebrações e Festivais: Muitas tradições de bruxaria celebram festivais sazonais, como os Sabbats, e o altar pode ser decorado de acordo com essas celebrações. Isso ajuda a honrar as mudanças nas estações e se alinhar com o ciclo natural. Fazendo com que o praticante se conecte com as energias que estão atuando em seu hemisfério.
               Cuidados com o Altar: Ele pode ser montado em qualquer lugar da sua casa: na cozinha, na sala, no corredor, e até mesmo no quarto. O único lugar da em que não podemos monta-lo é no banheiro, pois este é o local de expurgo da casa tanto de dejetos físicos como exegéticos. O Altar também pode ser de montar e desmontar, conheço muitos praticantes de magia que por morarem com familiares que não aceitam as crenças pagas, optam por esta pratica. Pode ter toalha ou não e ser de qualquer material: madeira, tronco de arvores, vidro e até mesmo metal. Não devemos colocar nada sobre o altar que não tenha a ver com a magia, tais como carteira, bolsa, chaves do carro etc., pois ele não é um móvel qualquer. Mantenha-o limpo e organizado. Altar sujo, desorganizado é vida desorganizada.
               Espaço Pessoal: O altar também é um espaço pessoal e sagrado, onde o praticante pode se conectar consigo mesmo, refletir, meditar e se renovar espiritualmente.
É importante ressaltar que a bruxaria é diversa e abrange uma ampla gama de tradições, crenças e práticas. Portanto, a importância e a função do altar podem variar de acordo com a tradição específica e as crenças dos praticantes. Alguns podem dar um grande valor ao altar, enquanto outros podem enfatizar mais as práticas internas e menos os objetos físicos.

Evoeh!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *