O PENSAMENTO HUMANO COMO CAUSA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

     As mudanças climáticas têm sido um tema de crescente preocupação global, à medida que eventos extremos como cataclismos, enchentes, secas, nevascas e calor excessivo fora de época se tornam mais frequentes e intensos. Embora a influência humana nas emissões de gases de efeito estufa, desmatamento seja uma causa bem estabelecida pelos cientistas para as alterações no clima, outro fator já há muito tempo apontado pelos magos é a ideia de que as energias mentais emitidas pela raça humana possam ter um impacto direto no clima do planeta.
     A esse respeito fala o ocultista e escritor Israel Rigardie em sua obra Magia Hermética:
     “…pois cada ato que realizamos, cada pensamento que atravessa nosso cérebro, cada emoção ao deixar nosso coração registram a si mesmos na matéria astral, permanecendo aí por todo o tempo como um registro eterno…nesse plano parece que os pensamentos impuros dos homens perduram por um período mais longo que os bons pensamentos…”
     “O resultado é que a luz astral, cujo espaço lunar é povoado pelos elementos mais grosseiros e maliciosos do ser, torna-se gradualmente cada vez mais contaminada, sua sujeira pairando sobre a espécie humana como uma mortalha tóxica mortífera….o mal se torna mais pesado em cima do que embaixo, por assim dizer. A excessiva força maléfica é então precipitada de acordo com as leis naturais e cíclicas. Essas precipitações de impureza astral ocorrem realmente sob as formas de convulsões desastrosas da natureza. Terremotos, incêndios e enchentes, crimes e doenças cataclísmicas são algumas de suas manifestações.”
     “Escrevendo profundamente para a confirmação desse parecer, Eliphas Lévi em seu livro Dogma e Ritual de Alta Magia declara a convicção de que a luz astral é a força misteriosa cujo equilíbrio é a vida social, progresso, civilização e cujo distúrbio é a anarquia, revolução, barbárie, de cujo caos um novo equilíbrio finalmente se desenvolve…essa é a força pela qual o mundo é transtornado e as estações são mudadas”.
     Estes dois ocultistas, portanto, afirmam que os maus pensamentos e sentimentos ruins emitidos pelos seres humanos sobrecarregam de forma negativa a luz astral que esta em toda a parte, pois ela seria como uma espécie de aura do planeta terra.
     Como seu próprio nome diz a luz astral tem sua origem no plano astral, mas exerce grande influencia no plano físico.
     Ainda que a teoria de que as energias mentais humanas tenham o poder de alterar o clima não encontre respaldo científico na compreensão atual da física atmosférica e climatologia, não devemos esquecer que muitas práticas e crenças antigas refutadas no passado pela ciência e tidas como sem fundamento e amparo cientifico, hoje são aceitas e praticadas pela ciência moderna tais como magnetismo, hipnotismo, acupuntura e muitas outras.
     É claro que a raça humana, por conta disso, não deve apenas focar em influências energéticas mentais, é crucial concentrar esforços na compreensão e mitigação das atividades humanas que também têm impactos diretos e mensuráveis nas mudanças climáticas. A adoção de práticas sustentáveis, a transição para fontes de energia renovável e a conservação dos recursos naturais são igualmente importantes para enfrentar os desafios das mudanças climáticas na nossa Mãe Terra.
Evoeh!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *